CLUBE DO DESPORTO ESCOLAR

Princípios e Pressupostos do Clube do Desporto Escolar

O Projeto do Clube do Desporto Escolar (CDE) faz parte integrante do Projeto Educativo (PE) e do Plano Anual de Atividades (PAA) da escola.

O Desporto Escolar visa promover o acesso à prática desportiva regular de qualidade, com o objetivo de contribuir para a promoção do sucesso escolar dos alunos, de estilos de vida saudáveis e de valores e princípios associados a uma cidadania ativa.
É missão do Desporto Escolar contribuir para a formação integral e realização pessoal de cada aluno, cumprindo o compromisso com o que se consagra no artigo 79 da Constituição da República Portuguesa: “todos têm direito à cultura física e ao desporto”.
Visão
Todos os alunos do sistema educativo praticam regularmente atividades físicas e desportivas.
Missão
Estimular a prática da atividade física e da formação desportiva como meio de promoção do sucesso dos alunos, de estilos de vida saudáveis, de valores e princípios associados a uma cidadania ativa.
Valores
A atividade desportiva desenvolvida ao nível do Desporto Escolar põe em jogo potencialidades físicas e psicológicas, que contribuem para o desenvolvimento global dos jovens, sendo um espaço privilegiado para fomentar hábitos saudáveis, competências sociais e valores morais, de entre os quais se destacam:

• Responsabilidade

• Espírito de equipa

• Disciplina

• Tolerância

• Perseverança

• Humanismo

• Verdade

• Respeito

• Solidariedade

• Dedicação

• Coragem

objetivos

Objetivos Gerais

• Incentivar o espírito desportivo e de cooperação, contribuindo para o processo formativo dos alunos;

• Contribuir para um estilo de vida mais saudável;

• Contribuir para combater a indisciplina, e insucesso;

• Proporcionar aos alunos atividades desportivas de carácter recreativo/lúdico de formação ou de orientação desportiva;

• Fazer respeitar as normas do espírito desportivo, fomentar entre todos os participantes de um clima de boas relações interpessoais e de uma competição leal e fraterna;

• Alargara prática desportiva a alunos com necessidades educativas especiais.

Objetivos Específicos

• Complementar as atividades curriculares com as atividades desportivas extracurriculares;

• Dinamizar a atividade desportiva da escola;

• Permitir um maior aperfeiçoamento nas modalidades;

• Promover a compreensão da necessidade de cumprimento das regras de segurança de higiene e segurança;

• Proporcionar condições para que os alunos se enquadrem em tarefas de organização desportiva;

• Fomentar o conhecimento das implicações e benefícios de uma participação regular nas atividades físicas e desportivas escolares.

Normas de funcionamento do Desporto escolar

2023/24

A área das instalações desportivas da escola está exclusivamente reservada para a prática das atividades do desporto escolar.

Os encarregados de educação, assinam ficha de Inscrição e autorização para a participação dos seus educandos nas atividades do desporto escolar. Nessa ficha tomam conhecimento, que o seu educando(a), deverá permanecer na escola.

Os balneários estarão abertos  sempre que tenham treinos do Desporto Escolar.

Os alunos deverão trazer água de casa para se hidratarem durante e após os treinos.

Os alunos entram à hora do ínicio das atividades, e sairão no final das mesmas.

Os alunos deixam os valores materiais dentro das suas mochilas, sendo responsáveis por eles.

Os treinos que se realizem fora da Escola, estão afetos ao regulamento do espaço/recinto desportivo onde decorra a atividade.

Normas

Modalidades | Grupos Equipas  2023/24

Andebol (misto) – Prof. Hélder Silva

Basquetebol (infantis) – Prof. Paulo Correia

Futsal (iniciados) – Prof. Hélder Silva

Basquetebol (iniciados) – Prof. Duarte Sousa

Futsal (infantis) – Prof. Paulo Correia

Voleibol (misto) – Prof. Duarte Sousa

As Modalidades são dirigidas para os alunos do 2º e  3º ciclo e secundário e admitem todos os Escalões e ambos os  sexos .

Horario CDE.png
Atividades ao longo do ano

Corta-Mato

Torneios Inter – Turmas:

Andebol

Voleibol

Basquetebol

Torneio Xadrez

Atividades Desporto e Ar Livre:

Multiatividades;

Tiro com Arco