Projeto ACT - Ação Conjunta para a Transformação

O tema da 15ª Edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola” é “A Ciência na Escola ao Serviço do Desenvolvimento e da Humanização”

A aposta na participação em projetos científicos e na Educação Ambiental estão no cerne da Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe - Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPSTP-CELP) desde a sua criação. Na prossecução dos objetivos da EPSTP-CELP, surge o projeto ACT - Ação Conjunta para a Transformação, que visa dotar os alunos de competências para enfrentar os desafios do séc. XXI, trabalhando na área da nergia fotovoltaica. O projeto ACT utiliza uma metodologia de trabalho de projeto e de resolução de problemas, com recurso à articulação de saberes multidisciplinares. O produto principal a desenvolver passa pela utilização da energia fotovoltaica na eletrificação de uma sala. O objetivo principal do projeto é tornar os alunos embaixadores da necessidade da mudança de comportamentos de consumo e os principais atores no campo da Educação Ambiental e Sustentabilidade em São Tomé e Príncipe.