top of page

Autoavaliação da escola

De forma a contribuir para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem, é determinante refletir sobre, os métodos de ensino e práticas pedagógicas em sala de aula, as políticas de comunicação, as lideranças intermédias, os estilos de aprendizagem e a integração das tecnologias, entre outros aspetos.

 

A autoavaliação das organizações escolares tornou-se obrigatória, tendo o seu suporte legal na Lei n.º 31/2002 de 20 de dezembro – Lei do Sistema de Avaliação da Educação e do Ensino Superior, que no artigo 3.º apresenta os objetivos da avaliação. Deve-se igualmente destacar que segundo o artigo 7.º deste diploma, o processo de autoavaliação deve conformar-se a padrões de qualidade devidamente certificados.

 

De acordo com o Decreto-Lei n.º 75/2008 de 22 de abril, todo o processo de autoavaliação é indispensável para conseguir “promover a abertura das escolas ao exterior e a sua integração nas comunidades locais”.

 

Neste processo participam todos os agentes educativos internos e externos à Escola, que de alguma forma interagem e influenciam o seu desenvolvimento. É então “necessário assegurar não apenas os direitos de participação dos agentes do processo educativo, designadamente do pessoal docente, mas também a efetiva capacidade de intervenção de todos os que mantêm um interesse legítimo na atividade e na vida de cada escola”.

A avaliação da nossa escola tem sido desde a sua criação um aspeto muito valorizado, que tem revelado uma evolução favorável ao nível de processos e de sua abrangência. Graças a estas práticas sistemáticas podemos observar uma evolução favorável ao longo dos anos a que o Projeto Educativo diz respeito, porque fazemos todos os anos uma análise coletiva muito cuidada e produzimos em grupos de trabalho com representantes de diversas areas de ação da escola, propostas de melhoria que ano após ano vão sendo testadas e avaliadas no sentido da melhoria que se observa quando se comparam os relatórios que aqui anexamos.

Este ano, contamos com os serviços de consultoria, da empresa Melissa Marmelo e Associados, que nos acrescenta ao nível da Gestão de Qualidade.

topo de pagina atoavaliacao
Planeamento Estratégico 2024/2025
planeamento
Plano de ações de melhoria 2024/2025
planos de ação de melhoria
Relatorios de autoavaliacao
2021/2022

Ministério da Educação

EPSTP-CELP

Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe – Centro de Ensino e da Língua Portuguesa

Sede:  C.P. nº 636 - São Tomé

Telefone:  +239 999 58 19

Contacto Eletrónico da Escola - direcao@escolaportuguesastp.com

bottom of page