Biblioteca Isaura Carvalho

Campo de Milho, São Tomé  |  Contactos: bibepstpcelp@gmail.com | Tel:  239 9995819 | Horário: 7.00 - 16.00  

Na sequência da atual conjuntura de pandemia - COVID-19 - e das significativas alterações da vida social, escolar e educativa, a Biblioteca Escolar procura corresponder às necessidades da comunidade dos seus utilizadores, ampliando os seus serviços digitais. Pretende-se assim, agregar um conjunto de propostas de trabalho, de instrumentos e tutoriais e a curadoria de conteúdos.

Objetivos:

  1.  Criação de serviços capazes de apoiar as novas formas de trabalho escolar, as atividades letivas e as propostas de entretenimento na comunidade educativa;

  2.  Orientação das atividades de pesquisa da informação e de seleção de recursos documentais;

  3.  Apoio ao ensino à distância e à auto formação através de plataformas e fontes de informação fidedignas.

A Biblioteca Escolar  é uma estrutura vital do processo educativo essencial ao desenvolvimento da missão da escola e deve ser entendida como uma estrutura pedagógica integrada no processo educativo, polo dinamizador de projetos e protagonista de mudança e inovação, contribuindo para um Projecto Educativo que favoreça o sucesso dos alunos. Integrada no Programa Rede de Bibliotecas Escolares, em 2018/2019, a BE disponibiliza a toda a comunidade educativa, em sistema de livre acesso, um conjunto diversificado de recursos de apoio às atividades de ensino – aprendizagem, cumprindo objetivos curriculares e de suporte a atividades e projetos de âmbito extra - curricular. Para o efeito, a BE gere recursos educativos, integrando espaços dotados de equipamentos adequados, onde são recolhidos, tratados e disponibilizados todo o tipo de documentos que contribuam para o desenvolvimento de atividades de natureza pedagógica, bem como de ocupação de tempos livres e de lazer, geradores de competências potenciadoras de cidadãos críticos para a sociedade da informação e do conhecimento. As atividades desenvolvidas e promovidas pela BE estão em conformidade com as grandes linhas de atuação do Projeto Educativo da escola e encontram-se integradas no respetivo Plano de Atividades.

Como atividades de dinamização, a BE tem registado exposições de trabalhos dos alunos ou outros de interesse cultural, sessões de leitura, concursos, colóquios e outras atividades de dinamização cultural em colaboração com as diferentes Estruturas de Orientação Educativa da Escola. A BE serve igualmente de apoio a atividades relacionadas com o livro/leitura; investigação/pesquisa/trabalho em grupo; utilização de material multimédia e orientação para o estudo. Provisoriamente, e enquanto a construção das novas salas não estiver concluída, é também espaço de aula.

Ministério da Educação

EPSTP-CELP –

Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe – Centro de Ensino e da Língua Portuguesa

Sede:  C.P. nº 636 - São Tomé

Telefone:  +239 999 58 19

Contacto Eletrónico da Escola - direcaoepst@gmail.com