Clube de Metereologia

A maioria das pessoas está ciente de que o clima da Terra está a sofrer alterações que estão fora do limites de variabilidade natural.

São Tomé e Príncipe, como país insular, sente já os efeitos das alterações climáticas.

Algumas destas alterações podem afetar a vida e a subsistência de muitos milhões de pessoas e por isso existe uma grande pressão para melhorar a nossa conhecimento de como a atmosfera irá responder a níveis crescentes de dióxido de carbono e outros gases.

O tempo é algo que influencia, diariamente, a maior parte das nossas vidas, seja no que vamos vestir ou fazer no fim-de-semana.

As culturas que são cultivadas em todo o mundo têm sido escolhidas pela sua adequação a um clima particular e às condições climatéricas. A circulação de pessoas e bens, particularmente por via aérea e marítima, é sensível às condições meteorológicas.

Como tal, a meteorologia é um tema fascinante. Reúne muitos diferentes ramos da ciência, numa tentativa de compreender como a atmosfera funciona e, talvez o mais importante, prever como irá evoluir no futuro e transmitir os seus resultados.

No Clube de Meteorologia, os nossos jovens cientistas aprendem a fazer previsões meteorológicas e a comunicar, de forma acessível e por diferentes canais, os resultados destas investigações.

 

Canal do youtube com os programas de previsão

https://www.youtube.com/channel/UCEOM0UmWm2IJtKrawLrhjLg