etwinning

O eTwinning é uma iniciativa da União Europeia. É parte integrante do Erasmus+, o programa Europeu para a educação, a formação, a juventude e o desporto. É coordenado pela Comissão Europeia e implementado pela sua Agência Executiva para a Educação, o Audiovisual e a Cultura (EACEA).

O eTwinning promove a dinamização de parcerias internacionais apoiadas nas potencialidades da Tecnologias de Informação e Comunicação permitindo o desenvolvimento de várias metodologias de trabalho de forma colaborativa e motivadora para os alunos, colocando em prática as ideias preconizadas na Articulação e Flexibilidade Curricular. Os projetos desenvolvem-se online a partir de um espaço específico, o TwinSpace.

Vídeo de apresentação da escola

Iniciativas

clique na imagem para ver apresentação

logótipo do Cultural Calendar 2022

Grupo de eTwinners da EPSTP

Este projeto, em parceria com uma escola daTurquia, teve como objetivo final a construção de um calendário cultural de 2022 e foi desenvolvido em parceria com 6 países: Dinamarca, Turquia, Ilha da Reunião, São Tomé e Príncipe, Itália e Roménia. O projeto “2022 Cultural Calendar” que foi aprovado pelo Serviço Nacional de Apoio eTwinning.

Os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver competências ao nível do trabalho colaborativo, da língua inglesa, da utilização das TIC e do respeito pelas diferentes culturas.

Objetivos do projeto

Pretende-se que os alunos desenvolvam competências ao nível do trabalho colaborativo, da língua inglesa, da utilização das TIC e do respeito pelas diferentes culturas.

Ao longo do projeto os alunos de cada país envolvido irão desenvolver diversas atividades, por exemplo:

- apresentação em vídeo para partilhar com os restantes países parceiros.

- partilha de fotografias de paisagens, de edifícios, animais, ... de São Tomé e Príncipe. As fotografias serão tiradas por eles e serão editadas as melhores, de modo a constarem no calendário.

- apresentação em PowerPoint com algumas informações sobre São Tomé e Príncipe.

- Elaboração de um quiz com perguntas acerca do São Tomé e Príncipe para ser aplicado aos colegas dos países parceiros.

Todos os trabalhos, apresentações são elaborados em inglês. As reuniões com os restantes países também são realizadas em língua inglesa.

Este projeto adquire particular relevância no desenvolvimento do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória nomeadamente:

- na área de competência informação e comunicação;

- na área do relacionamento interpessoal;

- ao nível do pensamento crítico e criativo;

- ao nível da sensibilidade estética e artística;

- ao nível do desenvolvimento pessoal e autonomia;

O trabalho final será partilhado com a comunidade escolar.

Este projeto foi aprovado pelo Serviço Nacional de Apoio eTwinning, com o título “2022 Cultural Calendar” e foi concebido em parceria com uma escola da Turquia.

Todos os trabalhos concretizados e reuniões realizadas são registadas no Twinspace, espaço próprio do eTwinning.

Breve avaliação

O projeto decorreu conforme planeado. Os objetivos foram cumpridos.

Os alunos mostraram interesse, empenho e respeito para com todos os intervenientes.

De acordo com a avaliação feita, 70% dos alunos mostraram interesse em, no próximo ano letivo, fazer parte de um novo projeto de eTwinning e 20% responderam que não sabiam.

Relativamente a este projeto, 30% dos alunos classificaram-no como excelente, 50% como bom e 10% como satisfatório.

Relativamente à avaliação feita pelos encarregados de educação, cerca de 70% gostariam que o seu educando participasse, no próximo ano letivo, num outro projeto eTwinning. Relativamente ao projeto, 50% dos encarregados de educação classificaram-no como excelente, 20% como bom e 30% como satisfatório.

Aqui ficam algumas páginas do nosso calendário cultural para 2022

Veja aqui o calendário completo

(Recolha de imagens para a iniciativa "2022 Cultural Calendar")