Projeto FAQTOS

Um grupo de alunos da Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe vai-se debruçar sobre a temática da Domótica, em particular o controlo da temperatura no interior de uma zona habitacional.

A Internet of Things é um movimento que permite a preços relativamente baixos criar projetos no domínio da domótica. O projeto visa criar um termómetro wireless com base na plataforma Arduino que irá controlar através de radiofrequências um sistema de ventoinhas para diminuir a temperatura de uma sala.

Este projeto é um exemplo de como é possível controlar a rede domótica de uma casa, acompanhando as mudanças globais que estão a ocorrer, com a passagem de interruptores normais para sistema de controle centralizado, envolvendo um transmissor de controle remoto ou comunicação wireless entre equipamentos.