African Code Challenge

Depois de várias semanas de intenso e dedicado trabalho, os alunos do 5º ao 12º ano produziram os seus trabalhos que foram submetidos ao concurso African Code Challenge da iniciativa Africa Code Week .

A Africa Code Week chegou a São Tomé e Príncipe, por iniciativa da nossa escola. Este projeto em 2019 esteve presente em 37 países africanos e impactou quase 4 milhões de jovens em todo o continente africano. Para além de promover a inclusão digital, este projeto promove competências do pensamento computacional e pretende despertar o interesse dos jovens pelas STEAM (Science, technology, engineering, arts and math), em especial das raparigas.

Chegou agora o momento de o júri se pronunciar e ter a dura e ingrata tarefa de selecionar os 3 trabalhos que vão representar o nosso país no concurso que envolve todo o continente.

Apesar de ter sido a primeira experiência, a coordenadora do projeto, Carla Menino, referiu que “os alunos mostraram bastante interesse nesta iniciativa e que se traduziu na elevada qualidade dos trabalhos de programação em Scratch – para todos eles foi o primeiro contacto com esta ferramenta”. Acrescentou ainda que “o trabalho em equipa, a resiliência, a criatividade e a comunicação foram aspetos que claramente foram desenvolvidos”. É também de salientar a significativa participação de raparigas neste concurso.

Este projeto terá já em janeiro uma segunda fase, mais voltada para a sua disseminação nacional. Assim, realizar-se-ão várias ações de formação de formadores sobre pensamento computacional e programação em Scratch, tendo como destinatários líderes de jovens de vários distritos, alunos de escolas secundárias e profissionais, bem como professores e futuros professores.

acwstp.png