PAFCS 2021/2022

12º ANO

5º ANO

PESCA ARTESANAL EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

Os alunos do 5ºano da Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe fizeram um livro sobre Pesca Artesanal e criaram os cartazes para a cerimónia do lançamento do livro.

Clique na imagem ao lado para visualizar o livro online.

7º ANO

COVID-19 VIVÊNCIAS OU MOMENTOS

Os alunos do 7ºano da Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe realizaram sketches de video sobre a temática do COVID-19. Este vídeo é uma sátira ao ensino à distância. Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe

8º ANO

AS MARAVILHAS GASTRONÓMICAS DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

Os alunos do 8ºano da Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe recolheram informações de produtos da ilha e respetivas receitas que se podem confecionar com esses mesmo produtos.

Os alunos do 8ºano da Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe desenvolveram um trabalho de ilustração de ingredientes para confecção de práticos típicos.

BAGATELA - Elaboraram também um protótipo de uma pela de barro (bagatela) em pasta de papel.

9º ANO

SUSTENTABILIDADE DOS RECURSOS NATURAIS EM S. TOMÉ E PRÍNCIPE: QUE FUTURO?”

Subtema: Recursos Marinhos

Os alunos do 9ºano da Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe realizaram 2 peças de representação sobre a temática da SUSTENTABILIDADE DOS RECURSOS NATURAIS EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE.

PARTE 1: Pesca excessiva

PARTE 2: Extração ilegal da areia das praias

10º ANO

PRECONCEITOS

O tema escolhido pelos alunos de 10.º ano para desenvolverem na PAFC deste ano foi “Preconceitos”, conceito bastante abrangente e que envolve racismo, xenofobia, homofobia, machismo, gordofobia, etc.

Durante meses, os alunos envolveram-se com grande empenho e motivação no debate de ideias, na escolha do tema e na forma como iriam apresentar a mensagem que queriam transmitir. O produto final representa muito trabalho de pesquisa, de selecção de informação e de ensaios, concretizado em grupos. Foram muitas horas de trabalho elaborado para além de testes, avaliações e apresentações orais. Com este projeto, procurou-se mostrar que é errado ter preconceitos, passando uma mensagem de tolerância perante a diferença.

Os oito grupos pelos quais os alunos estavam distribuídos escolheram modalidades diferentes: teatro, danças, apresentações orais, vídeos, powerpoints, etc. O espetáculo decorreu no Centro Cultural Português, no final do 2.º Período e, além dos alunos, estiveram presentes vários professores, a Diretora da Escola Portuguesa e o Sr. Embaixador de Portugal.

O espetáculo decorreu bastante bem e é de salientar o nível de dedicação e de desempenho atingido. Provavelmente, descobriram-se novos talentos para o teatro ou para a apresentação. É de referir também a coragem de alguns alunos/alunas por aceitarem assumir certos papéis. Mas, o mais importante, é que este tema serviu para debater ideias, questionar preconceitos e formar melhores cidadãos.

Um dos grupos gravou um vídeo, acima divulgado.

7º ANO
9º ANO