A NOSSA ESCOLA
A NOSSA ESCOLA
A NOSSA ESCOLA
A NOSSA ESCOLA
A NOSSA ESCOLA
o nosso hino
CLUBES
CLUBES
CLUBES
PAFCS 2021/2022
5º ANO
PESCA ARTESANAL EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
Os alunos do 5ºano da Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe fizeram um livro sobre Pesca Artesanal e criaram os cartazes para a cerimónia do lançamento do livro.
Clique na imagem ao lado para visualizar o livro online.
8º ANO
AS MARAVILHAS GASTRONÓMICAS DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
Os alunos do 8ºano da Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe recolheram informações de produtos da ilha e respetivas receitas que se podem confecionar com esses mesmo produtos.
Os alunos do 8ºano da Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe desenvolveram um trabalho de ilustração de ingredientes para confecção de práticos típicos.
BAGATELA - Elaboraram também um protótipo de uma pela de barro (bagatela) em pasta de papel.
9º ANO
SUSTENTABILIDADE DOS RECURSOS NATURAIS EM S. TOMÉ E PRÍNCIPE: QUE FUTURO?”
Subtema: Recursos Marinhos
Os alunos do 9ºano da Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe realizaram 2 peças de representação sobre a temática da SUSTENTABILIDADE DOS RECURSOS NATURAIS EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE.
PARTE 1: Pesca excessiva
PARTE 2: Extração ilegal da areia das praias
10º ANO
PRECONCEITOS
O tema escolhido pelos alunos de 10.º ano para desenvolverem na PAFC deste ano foi “Preconceitos”, conceito bastante abrangente e que envolve racismo, xenofobia, homofobia, machismo, gordofobia, etc.
Durante meses, os alunos envolveram-se com grande empenho e motivação no debate de ideias, na escolha do tema e na forma como iriam apresentar a mensagem que queriam transmitir. O produto final representa muito trabalho de pesquisa, de selecção de informação e de ensaios, concretizado em grupos. Foram muitas horas de trabalho elaborado para além de testes, avaliações e apresentações orais. Com este projeto, procurou-se mostrar que é errado ter preconceitos, passando uma mensagem de tolerância perante a diferença.
Os oito grupos pelos quais os alunos estavam distribuídos escolheram modalidades diferentes: teatro, danças, apresentações orais, vídeos, powerpoints, etc. O espetáculo decorreu no Centro Cultural Português, no final do 2.º Período e, além dos alunos, estiveram presentes vários professores, a Diretora da Escola Portuguesa e o Sr. Embaixador de Portugal.
O espetáculo decorreu bastante bem e é de salientar o nível de dedicação e de desempenho atingido. Provavelmente, descobriram-se novos talentos para o teatro ou para a apresentação. É de referir também a coragem de alguns alunos/alunas por aceitarem assumir certos papéis. Mas, o mais importante, é que este tema serviu para debater ideias, questionar preconceitos e formar melhores cidadãos.
Um dos grupos gravou um vídeo, acima divulgado.