top of page

PAFCS 2022/2023

3º ANO

GASTRONOMIA DOS PALOP

No âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC), os alunos das duas turmas do 3.º ano de escolaridade, trabalharam, ao longo do ano letivo 2022-2023, a gastronomia dos países que integram os PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa).

 

Para cada país membro os alunos pesquisaram aspetos culturais, geográficos e históricos e pratos típicos (entrada, prato principal e sobremesa).

 

Após a seleção dos pratos e do resumo das informações de cada país, os alunos procederam à ilustração das receitas escolhidas bem como, das respetivas bandeiras dos países constituintes dos PALOP. 

O produto final deste projeto foi a construção de um livro contendo a compilação de toda a informação recolhida e das ilustrações elaboradas e que seria entregue aos alunos das turmas participantes.

 

Foi com muita satisfação que os alunos receberam a notícia que a Delegação das Nações Unidas em São Tomé e Príncipe iria participar na impressão do seu trabalho, o que permitiu que o mesmo fosse entregue a todos os alunos e professores da Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe.

 

Os alunos e professores das duas turmas participantes, gostariam de agradecer a ajuda imprescindível de todos os encarregados de educação, professores de outros departamentos curriculares e elementos das Nações Unidas, sem os quais dificilmente concretizaríamos tão ambicioso projeto.

5º ANO

DESFLORESTAÇÃO

Ao longo do presente ano letivo os alunos do 5º ano de escolaridade, no âmbito do projeto de autonomia e flexibilidade curricular (PAFC), desenvolveram trabalhos e somaram esforços em prol da temática, a desflorestação.

 

A urgência da temática aliada ao interesse dos alunos por esta temática que lhes é cara enriqueceu o projeto. No âmbito do PAFC, foram realizadas visitas de estudo, saídas de campo, palestras, brainstorms além do contributo partilhado das várias disciplinas. O projeto consumou-se com a elaboração de panfletos informativos sobre o tema.

6º ANO

A IMPORTÂNCIA DO MILHO NO MUNDO

O ano de 2023 foi declarado pela ONU como o Ano Internacional do Milho Painço. De realçar que, desde o ano passado, registou-se uma subida acentuada dos preços dos cereais, a nível mundial.

Também a nossa escola está localizada numa zona chamada de Campo de Milho.


Este foi o mote para o desenvolvimento do projeto de flexibilidade curricular do 6.º ano – A importância do milho no mundo.
Ao longo do ano, as duas turmas de 6.º ano envolveram-se em várias iniciativas: visionamento  de filme, visita de estudo, plenário entre todos os alunos, plantação de diferentes variedades de milho na horta escolar, …. O culminar deste trabalho aconteceu com a iniciativa “Shopping do Milho”, no âmbito da semana cultural da escola, em que simulou um centro comercial ao ar livre, com diversas lojas: cinema, supermercado, horto, parque de diversões, restaurante, bijuteria, artesanato, agencia de viagens, atuação musical, …. O denominador comum a cada uma destas lojas, como não poderia deixar de ser, foi o milho.

Ano-Internacional-Milho-Painco.jpg

7º ANO

ROSTOS

Os alunos, no âmbito da PAFC deste ano letivo, desenvolveram um trabalho sobre individualidades das mais diversas áreas do de São Tomé e Príncipe.

Produziram cartazes de cada um dos temas, onde é possível vermos as fotografias dos rostos as pessoas que foram entrevistadas acerca desse tema. Incluí, também, um QR-CODE, onde é possível ter acesso às entrevistas (vídeo e/ou áudio), entre outros conteúdos.

7º ANO
5 ano
6º ANO
1º ciclo
8º ano

8º ANO

Em busca da beleza perdida de Água Izé

“Em busca da beleza perdida de Água Izé” foi o tema do PAFC do 8.º ano. Fomos à procura de saber quão bela era a nossa ilha em tempos idos e o que fazer para recuperar a sua beleza.

9ºano

9º ANO

ONG

Direitos das crianças à educação

Os alunos, no âmbito da PAFC deste ano letivo, desenvolveram e dinamizaram competências nas mais diferentes vertentes associadas ao direito das crianças, em especial ao da Educação.

Neste projeto, os alunos criaram uma ONG, direcionada ao direito à educação das crianças e jovens. No âmbito desta organização, os alunos promoveram um intercâmbio com alunos da Escola Básica de Oque-del-Rei, mediante a realização de diversas atividades lúdicas e educativas, nas mais diferentes áreas do saber.

 

No final, os alunos desta escola foram premiados com fundos angariados pela ONG. Para o efeito, as etapas que desenvolveram foram a atribuição de um nome e um logotipo à Organização, realização de uma campanha angariação de fundos e financiamento e a intervenção na escola acima referida.

Logotipo ONG (1).jpeg

10º ANO

A Cultura do Belo

O que é a beleza ?

A beleza expressa a qualidade do que é belo ou agradável. A beleza é uma característica ou um conjunto de características que são harmoniosas e agradáveis à vista. O conceito de beleza vária de acordo com a cultura. O que é belo para uma sociedade, pode ser considerado desagradável para outras, já que, o conceito de beleza é subjetivo.

 

Com base nos conceitos abordados anteriormente, os alunos do 10° ano selecionaram alguns aspetos que representam a beleza santomense, sendo estes: a história, economia, gastronomia, literatura e moda.

Captura de ecrã 2023-06-13, às 11.12.01.png
10 ano
11º ano

11º ANO

TUBARÃO BALEIA EM SÃO TOMÉ

Neste trabalho, realizado pelos alunos do 11º ano da Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe no âmbito do PAFC (Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular), cujo o objetivo é falar sobre o tubarão baleia em São Tomé e Príncipe, serão abordados diversos temas, dentre os quais:

  1. O Projeto;

  2. O tubarão-baleia;

  3. São Tomé e Príncipe;

  4. A sustentabilidade da espécie ; 

  5. A ética Prática;

Este trabalho encontra-se apresentado sob forma de um site, que permite a navegação fácil e intuitiva dos interessados, impondo uma dinâmica moderna e interativa, garantindo a possibilidade de atualização constante deste recurso de forma sustentável, ecológica e económica.

Esta experiência está disponível em Português e em Inglês, dado que se destina a ser divulgado no âmbito de uma parceria  com o "William Project"

 

.

VISITE O NOSSO SITE

CONHEÇA AS NOSSAS DESCOBERTAS

12º ano

12º ANO

EMPODERAMENTO DA MULHER

No âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, os alunos organizaram uma palestra sobre Igualdade de Género para o 1º ciclo.