
A NOSSA ESCOLA
A NOSSA ESCOLA
A NOSSA ESCOLA
A NOSSA ESCOLA
A NOSSA ESCOLA
o nosso hino
CLUBES
CLUBES
CLUBES


2024 /2025
O QUE É?
O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa. A edição do Parlamento dos Jovens do ano letivo de 2024/2025 é dedicada ao tema “Novas Tecnologias, oportunidades e desafios para os jovens”.
OBJETIVOS:
-
Educar para a cidadania.
-
Valorizar o regime democrático.
-
Incentivar os alunos a intervir na sociedade e na política.
-
Dar a conhecer o funcionamento do Parlamento e o processo legislativo.
-
Proporcionar momentos de reflexão e de debate de temas da atualidade (definido anualmente).
-
Estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias.

ETAPAS DO PROJETO:
- SESSÕES EXPLORATÓRIAS DO TEMA PROPOSTO
Com o objetivo de introduzir a temática sobre as novas tecnologias e provocar a reflexão nos alunos, realizou-se uma palestra no auditório no dia 15 de novembro. Nela participou o Presidente da Agência Nacional de Proteção de Dados, Sr. José Manuel Costa Alegre. Foram analisadas as vantagens e as desvantagens da utilização de novas tecnologias pelos jovens, no contexto nacional, mas também no contexto internacional e houve um momento para o esclarecimento de questões e debate de ideias.
Ainda no mês de novembro, realizaram-se duas sessões exploratórias (uma para os alunos do 3.º Ciclo e outra para os alunos do Secundário) onde os docentes organizaram diversas dinâmicas de reflexão, tanto em grande grupo como em pequenos. A reflexão foi provocada a partir da análise de algumas notícias da imprensa escrita e também audiovisual. Cada sessão culminou com a apresentação das ideias dos grupos, gerando um debate. Os materiais trabalhados durante a sessão exploratória, bem como a reflexão dos alunos, contribuíram para a redação de três medidas a serem propostas por cada lista.




- PROCESSO ELEITORAL:
Apresentação de listas
A constituição de listas de candidatos, tanto para a Sessão Escolar do Ensino Básico quanto para a do Ensino Secundário, decorreu até ao dia 22 de novembro. O 3.º Ciclo apresentou duas listas e o Ensino Secundário apresentou três listas de 10 deputados cada, com três propostas de medidas de novas tecnologias que devam ser implementadas no sistema educativo português ou propostas para a remoção de determinada tecnologia do ambiente escolar por as considerarem nocivas.
Campanha eleitoral
Durante os dias 2, 3 e 4 de dezembro, decorreu a campanha eleitoral, marcada pela afixação concorrida de cartazes e visitas às turmas em sala de aula para apelo ao voto.
Campanha eleitoral
No dia 6 de dezembro de 2024 decorreram, no átrio da escola, as eleições dos candidatos à Sessão Escolar do Ensino Básico e do Ensino Secundário.






- SESSÕES ESCOLARES
Realizou-se, para cada ciclo, uma Sessão Escolar, onde se aprovaram os Projetos de Recomendação da Escola, destinados às Sessões Nacionais a realizar na Assembleia da República, em Lisboa (12 e 13 de maio para o 3º Ciclo e 26 e 27 de maio para o Secundário). Também se elegeram os deputados representantes às sessões a nível nacional. Durante as sessões escolares de cada ciclo, foram discutidas as medidas apresentadas pelas várias listas, num debate dinâmico e esclarecedor, moderado por uma mesa composta pelo(a) Presidente da Assembleia e coadjuvada por dois Secretários(as), que foram anotando num quadro as medidas propostas pelas porta-vozes de cada lista, assegurando que todos os deputados dispunham do mesmo tempo para intervir ou discursar. Votaram-se as medidas e elegeram-se aquelas que integraram o respetivo Projeto de Recomendação da Escola.
No 3.º Ciclo
Decorrida a 24.01.25, permitiu aprovar o Projeto de Recomendação da Escola do 3º ciclo e eleger os respetivos representantes à Sessão Nacional: Eufémia Teixeira (7.º C) e Daniel Bandeira (7.º C), efetivos, e Daniel Pires (7.º A), como suplente.
No Secundário
Decorrida a 22.01.25, permitiu aprovar o Projeto de Recomendação da Escola do Secundário e eleger as deputadas Marlene da Mata (11.º CT) e Riana Souza (10.º LH), efetivas, e de Leyna Viana (10.º CT), como suplente.
