Calmamente® – Aprendendo a Aprender-se!

calmamente.png

Programa, Calmamente® – Aprendendo a Aprender-se, selecionado pela Fundação Calouste Gulbenkian e integrado no programa Academias Gulbenkian de Conhecimento, para a promoção de competências socioemocionais com crianças e jovens, Calmamente® – Aprendendo a Aprender-se é um programa de educação socioemocional, estruturado em sessões, desenvolvido para aplicação em contexto escolar e familiar.

O programa permite proporcionar aos participantes uma aprendizagem cooperativa e facilitadora, acrescentando mais-valia à bagagem emocional de cada um, num caminho de conhecimento de si e dos outros.

Eixos fundamentais:

- Autoconhecimento

Autorregulação

- Consciência Social

- Tomada de decisão responsável

- Relacionamento interpessoal e relação positiva com os outros

- Comunicação

Objetivos Gerais:

- Melhorar a saúde e ambiente escolar, organizacional, familiar e social

- Melhorar a capacidade de relação com os outros

- Desenvolver competências pessoais e emocionais

- Gerir afectos e desenvolver relacionamentos interpessoais

- Promover a felicidade e o equilíbrio em contexto escolar, organizacional, familiar e social

A Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe, através da professora Brigitte Lopez, está a implementar, às turmas do 3.º ano de escolaridade, o programa compacto de 17 sessões.

Captura de ecrã 2023-05-09, às 11.01.56.png