Biblioteca

A Biblioteca Escolar  é uma estrutura vital do processo educativo essencial ao desenvolvimento da missão da escola e deve ser entendida como uma estrutura pedagógica integrada no processo educativo, polo dinamizador de projetos e protagonista de mudança e inovação, contribuindo para um Projecto Educativo que favoreça o sucesso dos alunos. Já integrada no Programa Rede de Bibliotecas Escolares, a BE disponibiliza a toda a comunidade educativa, em sistema de livre acesso, um conjunto diversificado de recursos de apoio às atividades de ensino – aprendizagem, cumprindo objetivos curriculares e de suporte a atividades e projetos de âmbito extra - curricular. Para o efeito, a BE gere recursos educativos, integrando espaços dotados de equipamentos adequados, onde são recolhidos, tratados e disponibilizados todo o tipo de documentos que contribuam para o desenvolvimento de atividades de natureza pedagógica, bem como de ocupação de tempos livres e de lazer, geradores de competências potenciadoras de cidadãos críticos para a sociedade da informação e do conhecimento. As atividades desenvolvidas e promovidas pela BE estão em conformidade com as grandes linhas de atuação do Projeto Educativo da escola e encontram-se integradas no respetivo Plano de Atividades.

Como atividades de dinamização, a BE tem registado exposições de trabalhos dos alunos ou outros de interesse cultural, sessões de leitura, concursos, colóquios e outras atividades de dinamização e animação cultural em colaboração com as diferentes Estruturas de Orientação Educativa da Escola. A BE serve igualmente de apoio a atividades relacionadas com o livro/leitura; investigação/pesquisa/trabalho em grupo; utilização de material multimédia e orientação para o estudo. Provisoriamente, e enquanto a construção das novas salas não estiver concluída, é também espaço de aula.

rbe.png
Atividades 2019/2020