Âncora 1

Clube de Artes Página Inicial

Clube de Artes

Projetos do Clube para a Escola

O trabalho de intervenção livre do clube, pensou em colaborar e caracterizar o espaço, educando, despertando curiosidades, promovendo cultura e conhecimento e património à escola.

Mais do que tudo o resto, os alunos envolvidos têm o prazer e a honra de mostrar que são capazes a trabalhar em parceria com faixas etárias muito diversas, em parceria e descoberta.

Apresentamos alguns exemplos:

MURAL HISTÓRICO STP

Fase de projeto, partilham-se ideias, estuda-se e conclui-se.

Precisamos de figuras humanas, aprendemos o stencil com o nosso rosto.

No fim do ano expusemos.

A Nossa História:

O mural é um friso cronológico, dos acontecimentos mais marcantes da nossa história.

1ª Fase, os Descobrimentos

Representamos 3 navegadores determinantes para a descoberta da ilha: João de Santarém, Pero Escobar e Fernão Pó.

Decidimos representar as naus e a luta no mar através de cabos e ondas.

A ilha de SÃO TOMÉ, aparece pela primeira vez através do padrão dos descobrimentos que representa a terra.

Localiza-se em Anambó- Monforte

2º período - Ciclo da Cana de Açúcar

Exploração da terra com recurso ao trabalho de escravos, o produto cultivado era maioritariamente a cana de açúcar.

3º período - Ciclo do Cacau

Inicia com a abolição da escravatura,(representado com a quebra da corrente), a exploração agriculta continua sob domínio dos Portugueses e organiza-se dando lugar a explorações que se chamam Roças e o cultivo do cacau ganha forte protagonismo.

4º período - Independência e Républica

Em 1975, São Tomé tornou-se independente, esta fase marcante é representada com cores vibrantes e com a composição gráfica de vários elementos gráficos importantes: A Chama da Independência; a bandeira Nacional; as primeiras manifestações publicas livres, o Hino Nacional (escrito por Alda de Espirito Santo e .. o Futuro.

O Futuro será representado com o rosto de 2 crianças de 1º ciclo a escolher em altura oportuna.

O trabalho foi apresentado na festa de final de ano letivo a toda a comunidade Educativa.

Este projeto será pintado na entrada da escola numa parede com 2m por 7m.

Pirogravura

Processo de treino para sinalética de sala e realização de porta chaves

Existe a necessidade de sinalizar os números de salas e propusemos inicialmente a utilização de madeira porque é um recurso da ilha, entes contexto tornou-se necessário a realização de exercício de pirogravura.

O modelo usado foi Almada Negreiros, por ter sido um importante pensador/ artista português que nasceu em São Tomé.

Por falta de recursos e racionamento de desperdício utilizamos meios "engenhosos"

Projeto Porta Chaves

Dando continuidade ao projeto de sinalética e identificação, os porta chaves foram projetados no clube de artes, o corte de madeira foi encomendado a um carpinteiro local, o projeto foi realizado em Sketchup , o que conduziu a algumas aulas no Clube de Artes.

IMG_20181127_161600.jpg
IMG_20181206_150803.jpg
IMG_20190129_171107.jpg

Visite! Pela sua extensão situa-se noutra página