PAFC

6º ANO

Lixo

Introdução

O produto final será uma canção acompanhada de coreografia, com letra inventada pelos alunos (em português e em forro) e com coreografia também criada por eles. Elaborarão também a respetiva indumentária que habitualmente se traja nestas apresentações.

TOPO

Captura de ecrã 2021-06-27, às 10.17.38.

7º ANO

AUDIOLIVRO
- "SÓIAS E VÉSSU"

magalhaes01.png

8º ANO

A viajem de  Circum-Navegação comandada por Fernão de Magalhães

Captura de ecrã 2021-01-19, às 15.12.5

9º ANO

Recursos Hídricos

Descrição

O resultado final do projeto PAFC do 7º ano é um audiolivro. Apresentamo-lo aqui, com uma breve compilação de textos recolhidos pelos alunos junto de familiares e amigos mais velhos, depois de ter sido feito o enquadramento do projeto nas aulas de Cultura e Literatura Santomense e a sensibilização para esta iniciativa com a colaboração do contador de estórias Caustrino de Alcântara, a quem agradecemos a disponibilidade e colaboração.

Introdução

Portugal está a comemorar o V Centenário da Circum-Navegação com iniciativas e ações, que irão decorrer até 2022, organizadas por diversas entidades públicas e privadas, quer de âmbito local, regional, nacional e internacional.

A Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe marcou este acontecimento através da realização de diversas atividades que compõem o PAFC do 8º ano. Dando continuidade ao trabalho iniciado no ano letivo anterior, os alunos construíram um site onde estão os painéis digitais anteriormente realizados, sobre os diversos temas relacionados com o contexto histórico da época, narrados em português e inglês. Recriaram, também, uma dança popular do século XVI  - "Branle des Chevaux" - que poderão assistir no site.

Curiosos?

Clica aqui para ver:

Introdução

São Tomé e Príncipe é um país que, atualmente, ainda tem um grande potencial no que respeita aos recursos hídricos. No entanto, durante a época seca, a Gravana, quando o caudal dos rios e nascentes diminui, o abastecimento de água fica consideravelmente comprometido. Estes recursos devem ser bem geridos para que toda a população santomense tenha abastecimento de água potável.

Para saberes mais clica aqui

10º ANO

Pafc9º(2)png.png

Zaire10ano.png