CLUBE DO PENSAR

0205-ezgif.com-video-to-gif-converter.gif

O QUE É?

Neste espaço reflexivo, as atividades a desenvolver deverão ser um princípio motor do desenvolvimento afetivo, mental, intelectual e social, ou seja, devem fomentar o desenvolvimento integral dos alunos. Desta forma, este laboratório oferecerá os instrumentos adequados (textos, atividades, jogos, entre outros) à exploração do espírito curioso, crítico/ interrogativo, criativo e interventivo face ao mundo envolvente. Favorecerá, também, o desenvolvimento de “habilidades” cognitivas e intelectuais, como a análise conceptual, a interpretação e argumentação, mas ainda atitudes e hábitos, tais como a capacidade de autocorreção (pensar), de escutar, de prestar atenção e de entender o outro, de pedir e dar razões para as ideias defendidas.

Para que tal aconteça, a sala de aula deverá transformar-se numa comunidade dialógica/socrática de investigação, onde os alunos não serão entendidos como tábuas rasas de conhecimento, mas seres potencialmente capazes de pensar por si mesmos, a fim de poderem renovar, criativamente, a sociedade em que vivem.

OBJETIVOS:

• Exercitar a compreensão e expressão orais e escritas;

• Facilitar a criação de uma comunidade de investigação;

• Potenciar a construção de um pensar próprio e fundamentado;

• Despertar a capacidade de autocorreção, de escuta ativa e de atenção ao outro;

• Incentivar a formação de um espírito de cidadania interventiva.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

Este laboratório poderá potenciar a aquisição de competências significativas transversais, nomeadamente o exercício da autonomia do pensamento, da escrita e da oralidade, bem como da capacidade argumentativa.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER