Projeto Rádio "Escola Portuguesa em Ação"

radio-jubilar.jpg

Tema: Assédio

Tema: Gravidez precoce

Tema: Falta de condições para estudar / Trabalho infantil

Tema: Curiosidade e curiosidades

Tema: Riso e risadas

Tema: Politicas de Natalidade

Tema:Sismos e vulcões

Tema: Realização da caminhada

Tema: O Massacre de Batepá

Tema: A importância do Riso

Tema: Tipos de Poluição

Tema: Os orgãos de soberania em São Tomé e Príncipe

Tema: Dia Internacional da  Família

Tema: Alimentação

Tema: A conservação das tartarugas

Tema: A Baía Ana Chaves

Tema: o artigo 15 da Constituição da República Democrática de São Tomé e Príncipel

Tema: Os Meios de Comunicação Social

Programa de dia 11/05/2019 - Dia Internacional da Família

O dia 15 de maio foi escolhido pela Assembleia Geral da ONU em 1993 como o dia Internacional da família e foi comemorado pela primeira vez em 1994.

A celebração da data teve como objectivo destacar a importância do núcleo familiar e o seu relevo na educação infantil assim como de chamar a atenção da população para a importância da família como núcleo vital da sociedade.

A família santomense está desestruturada com a modernidade, a independência da mulher e a conquista da liberdade da mesma. As famílias mudaram os seus padrões, não são mais constituídas por um pai chefe de família e por uma mãe dona do lar. Os modelos familiares de hoje trazem um casal que compartilha as responsabilidades.Com a urbanização e maior mobilidade das pessoas houve também uma crescente participação da mulher no mercado de trabalho em busca de melhores oportunidades e de proporcionar uma vida melhor para as suas famílias. Este facto levou a que muitos filhos ficassem sozinhos, ou seja, os mais velhos cuidam dos mais novos.

Voltar para cima

Programa de dia 27/04/2019 - Os orgãos de soberania em São Tomé e Príncipe

Foi convidado o Doutor António Quintas, Encarregado de Educação da aluna Elyane Espírito Santo e Deputado da Assembleia Nacional. O mesmo fez referência aos quatro órgãos de soberania, a sua composição, as suas atribuições e a sua forma de funcionamento. Além disso, o mesmo questionou os alunos sobre o que resolveriam caso fossem eles o Governo de São Tomé e Príncipe. Os alunos enumeraram os problemas mais urgentes a resolver e o que fariam para conseguir superar os mesmos. A entrevista terminou com o convidado a parabenizar os meninos pela sua capacidade de reconhecer os problemas de STP e de dar boas sugestões para os ultrapassar.

Voltar para cima

Programa de dia 27/04/2019 - Tipos de Poluição

A poluição do solo é prejudicial, porque vai afetar as plantas e todos os seres que vivem nas camadas da terra, vai sujar os lençóis freáticos que guardam a água doce e vai dar origem a outros tipos de poluição como a poluição atmosférica e a poluição marítima.A poluição marítima é prejudicial porque contamina os peixes e outros animais marinhos que acabam por ingerir o lixo que veem no mar e, por outro lado, os humanos que se alimentam dos peixes também terão problemas de saúde. Além disso as próprias águas e tudo o que lá vive acaba por morrer. A poluição sonora é prejudicial porque provoca uma série de problemas: problemas auditivos, dores de cabeça, insónias, agitação e dificuldade de concentração. Além de prejuízos à saúde humana e à qualidade de vida, o excesso de ruídos pode causar conflitos entre as pessoas de uma localidade pois perturba o sossego alheio. A poluição atmosférica é prejudicial porque pode provocar problemas respiratórios e levar até mesmo à morte. Faz aumentar o buraco da camada de ozono, aumentando a temperatura global, porque deixa de haver proteção dos raios ultra-violetas. Também aumenta o nível do mar e chega até mesmo a alterar as correntes marítimas. Tudo isto, por sua vez, desequilibra o ecossistema e leva a catástrofes naturais, como grandes inundações e enormes furacões.

Voltar para cima

Programa de dia 23/03/2019 - Os Meios de Comunicação Social

O programa de radio “Escola Portuguesa em ação”, realizado no dia 9 de março, teve a presença dos alunos do 7ºano, que estiveram à conversa sobre o tema do seu projeto de autonomia e flexibilidade curricular - A baía Ana Chaves.

O projeto surgiu na sequência do enquadramento natural da cidade de São Tomé e na sua relação com as baías, nomeadamente a Baía Ana Chaves, proporcionando interação entre os alunos e sensibilizando-os para a importância do património natural e construído.

Os alunos iniciaram o programa com uma breve explicação sobre a dinâmica e funcionamento do projeto PAFC e procederam à localização geográfica do arquipélago de São Tomé e Príncipe no Mundo, da cidade de São Tomé e da Baía Ana Chaves em particular. Apresentaram os resultados dos inquéritos e entrevistas realizados durante a visita de estudo à baía Ana Chaves e as conclusões da análise laboratorial das amostras de resíduos sólidos, de areia, água do mar e rochas recolhidas.

Na rubrica do EcoEspaço, os alunos alertaram para a problemática dos resíduos de plástico, vidro e borracha que se acumulam na baía e sensibilizaram os ouvintes para a importância de uma mudança radical nos hábitos de consumo.

Por fim, os alunos declamaram dois poemas “Mar Português” e        , dinamizando desta forma a rubrica “Escrever bem para falar melhor”, e deixaram a promessa de regressar numa nova oportunidade com mais novidades do projeto desenvolvido.

Voltar para cima

Programa de dia 16/03/2019 - O artigo 15 da Constituição da República Democrática de São Tomé e Príncipe

"Os alunos do 6. ºC, fizeram a sua emissão do "Escola Portuguesa em ação", no passado dia 16 de março. O tema apresentado à comunidade foi "o artigo 15 da Constituição da República Democrática de São Tomé e Príncipe", ou seja, "Princípios de Igualdade". Para melhor compreenderem este tema, os alunos, entrevistaram a Dr.a Célia Posser, Bastónária da Ordem dos Advogados e também Presidente da Plataforma para os Direitos Humanos Equidade e Género.

Voltar para cima

Programa de dia 09/03/2019 - A Baía Ana Chaves