
A NOSSA ESCOLA
A NOSSA ESCOLA
A NOSSA ESCOLA
A NOSSA ESCOLA
A NOSSA ESCOLA
o nosso hino
CLUBES
CLUBES
CLUBES
Centro de Ensino e da Língua Portuguesa - CELP

2025 /2026
O QUE É?
O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa. A edição do Parlamento dos Jovens do ano letivo de 2025/2026, subordinou-se ao tema “Literacia Financeira: OS JOVENS CONTAM!"
OBJETIVOS:
-
Educar para a cidadania.
-
Valorizar o regime democrático.
-
Incentivar os alunos a intervir na sociedade e na política.
-
Dar a conhecer o funcionamento do Parlamento e o processo legislativo.
-
Proporcionar momentos de reflexão e de debate de temas da atualidade (definido anualmente).
-
Estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias.

ETAPAS DO PROJETO:
- SESSÕES EXPLORATÓRIAS DO TEMA PROPOSTO
Os alunos da EPSTP foram convidados pelos professores responsáveis pela implementação do programa na escola a refletirem sobre o tema. Participaram em sessões exploratórias (6/11 e 13/11/2025), onde os docentes organizaram diversas dinâmicas de reflexão, tanto em grande grupo como em pequenos grupos. A reflexão foi provocada a partir da análise de imagens, gráficos, pequenos vídeos e textos relacionados com a temática do investimento, consumo, poupança e risco de endividamento. As sessões culminaram com a apresentação das ideias dos grupos, gerando um debate. Os materiais trabalhados durante as sessões exploratórias serviram de ponto de partida para a formação das listas e para a proposta de medidas.


- PROCESSO ELEITORAL
Apresentação de listas
A apresentação das listas de candidatos, tanto para o Ensino Básico quanto para a o Ensino Secundário, decorreu até ao dia 21.11.2025. O 3.º Ciclo apresentou quatro listas, mas durante a campanha eleitoral foram excluídas duas por incumprimento de regras. O Ensino Secundário apresentou apenas uma lista.
Campanha eleitoral
Durante os dias 2 e 3.12.25, decorreu a campanha eleitoral, marcada pela afixação concorrida de cartazes e visitas às turmas em sala de aula para apelo ao voto.
Eleição dos deputados à Sessão Escolar
No dia 5 de dezembro de 2025 decorreram, no átrio da escola, as eleições dos candidatos à Sessão Escolar do Ensino Básico. Não se realizaram eleições no Ensino Secundário, uma vez que havendo apenas uma lista, todos os 10 candidatos estão automaticamente eleitos para a Sessão Escolar do Ensino Secundário.




- SESSÕES ESCOLARES
Realizou-se, para cada ciclo, uma Sessão Escolar, onde se aprovaram os Projetos de Recomendação da Escola, destinados às Sessões Nacionais a realizar na Assembleia da República, em Lisboa (12 e 13 de maio para o 3º Ciclo e 26 e 27 de maio para o Secundário). Também se elegeram os deputados representantes às sessões a nível nacional. Durante as sessões escolares de cada ciclo, foram discutidas as medidas apresentadas pelas várias listas, num debate dinâmico e esclarecedor, moderado por uma mesa composta pelo Presidente da Assembleia e coadjuvado por um Secretário, que foi anotando num quadro as medidas propostas pelas porta-vozes de cada lista, assegurando que todos os deputados dispunham do mesmo tempo para intervir ou discursar. Votaram-se as medidas e elegeram-se aquelas que integraram o respetivo Projeto de Recomendação da Escola.
No 3.º Ciclo
Decorrida a 15.01.26, permitiu aprovar o Projeto de Recomendação da Escola do 3º ciclo e eleger os respetivos representantes à Sessão Nacional: Irina Costa e Cláudia Silva (9.º B), efetivos, e Cláudia Costa (9.º B), como suplente.




No Secundário
Decorrida a 13.01.26, permitiu aprovar o Projeto de Recomendação da Escola do Secundário e eleger as deputadas Hanna Ogbuji (11.º LH) e Naomi Quaresma (11.º CT), efetivas, e de Eliany Fernades (11.º LH), como suplente.




