top of page

PAFC 2023/2024

1.º ANO

A Flora de São Tomé

 

O país onde nos encontramos está coberto de uma vasta e diversa vegetação. Interessa-nos perceber quais as espécies que se encontram nos nossos jardins, matas e quintais e descobrir algumas curiosidades sobre estes seres vivos. 

Assim, construímos um herbário individual, onde exploramos diferentes plantas, as suas características e funcionalidades. 

Só quando nos aproximamos, conseguimos perceber a importância de preservar aquilo que nos rodeia. 

2067e98d-e257-46b0-861f-61eb68ac1968.jfif
ea31a71d-7976-4515-b8b7-93fd436b77be.jfif
ea900d10-ef6e-45a7-9745-9c33ef4fe416.jfif
802bc245-36fd-451d-bd7f-acf3f1ec8a0e.jfif

2.º ANO

Vida sustentável 

“O que é a sustentabilidade?”- a pergunta chave que desencadeou o PAFC das turmas do 2.º ano. 

De facto, ainda existe um longo caminho a percorrer até descobrir o verdadeiro significado da palavra e cabe-nos a nós desbravá-la, desde cedo. Como tal, foram surgindo algumas ideias e propostas dos alunos. A construção de uma horta é uma delas.. Uma horta sustentável!? Qual será a próxima iniciativa? Continuamos trabalhar juntos para descobrir!

IMG_4785.jpg

3.º ANO

SÃO TOMÉ, UMA ILHA SUSTENTÁVEL – Energias Renováveis

 

Após a identificação inicial de um grave problema em São Tomé, que condiciona o dia-a-dia dos alunos, a FALTA DE ENERGIA, os alunos do 3.º ano, junto dos seus Professores e Encarregados de Educação, decidiram abordar o ODS 7 da ONU (Energias renováveis e acessíveis), criando para tal o Tema do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular: “SÃO TOMÉ, UMA ILHA SUSTENTÁVEL”.

Após a identificação do problema, os alunos já iniciaram a reabilitação de uma maqueta de São Tomé. Foi colocado o ícone do Pico do Cão Grande na direção Sul da ilha, conteúdo previamente abordado na disciplina de Estudo do Meio (Os Pontos Cardeais/Instrumentos de Orientação) e foram feitos os primeiros esboços do que para os alunos seria uma verdadeira Ilha Sustentável, com recurso aos diferentes tipos de transformação de energias, como forma de melhorar a qualidade de vida futura, protegendo a natureza e o ambiente. Ao longo do projeto, os alunos percebem que há recursos finitos aos quais deveremos recorrer de forma responsável, para poderem ser usados por gerações futuras.

Tem sido notório todo o entusiasmo dos alunos no decorrer das atividades já desenvolvidas até ao momento… Estimular este entusiasmo é acreditar no futuro de São Tomé. Os nossos alunos são o futuro desta sociedade e está nas suas mãos fazer de SÃO TOMÉ, UMA ILHA SUSTENTÁVEL …

4.º ANO

Direitos Humanos, Interculturalidade, Desenvolvimento Sustentável e Media.  

 

Os objetivos do Projeto são conhecer personalidades que se destacaram na defesa dos Direitos Humanos e ganharam o Prémio Nobel da Paz. 

Conhecer artistas que se destacaram na História do Mundo e das Artes ( Pintura).

Conhecer artistas locais (Artesãos) e diferentes técnicas. 

Conhecer animais e plantas em vias de extinção. 

Transformar a informação em conhecimento. 

Trabalhar em equipa e usar diferentes meios para comunicar presencialmente e em rede. 

Utilizar e dominar instrumentos diversificados para pesquisar, descrever, avaliar, validar e mobilizar informação, de forma crítica e autónoma, verificando diferentes fontes documentais. 

Interagir com tolerância, empatia e responsabilidade e argumentar, negociar e aceitar diferentes pontos de vista, novas formas de estar, olha e participar na sociedade. 

Manifestar consciência e responsabilidade ambiental e social com vista à construção de um futuro sustentável. 

Produzir conteúdos/mensagens sobre as atividades e projetos desenvolvidos. 

A atividade "Pensamento do mês" - elaboração de um mural sobre uma personalidade importante na defesa dos Direitos Humanos. 

Os Pintores e a Arte - Desfile de Carnaval e exposição. 

Realização de palestras com vários artesãos de S.Tomé e Príncipe. 

"Batalha de Pintura", com a colaboração dos professores das Aecs e de um artista São Tomense. 

Criação de pormenores de obras de arte com frases alusivas aos Direitos Humanos. 

Criação de fantochas sobre espécies santomenses em vias de extinção, de falas em texto e dramatização final com os mesmos. 

Elaboração de um Powerpoint sobre os resultados, respetiva análise e conclusão do estudo sobre animais e plantas em vias de extinção em São Tomé e Príncipe. 

Apresentação oral em Inglês sobre um animal em vias de extinção em São Tomé e Príncipe e registo em vídeo.

Construção do mapa de São Tomé e Príncipe decorado com produtos do país e imagens dos animais e plantas em vias de extinção. 

Todos os trabalhos realizados serão elaborados e publicados pelos alunos com supervisão dos professores no Site da Escola. 

Screenshot_20240626_113351_Drive_edited.
Cópia de 20240209_095133(0)_edited.jpg
Screenshot_20240626_113254_Microsoft 365

5º ANO

Escolhi ajudar

No dia 5 de dezembro os alunos participaram numa palestra alusiva ao Dia Internacional do Voluntário. O objetivo é valorizar e reconhecer o esforço dos voluntários, salientar os valores de entreajuda, solidariedade, sentido de comunidade e apelar à a sua participação como voluntários no futuro.

No âmbito do PAFC do 5.º Ano, sob o tema “ESCOLHI AJUDAR”, a atenção foi centrada na sensibilização para a necessidade de ajuda ao próximo, contribuindo para a felicidade do outro e de proporcionar a oportunidade de participar ativamente na construção de uma sociedade mais coesa e mais solidária.

O projeto permitiu que os alunos tivessem acesso à participação plena e efetiva nos diferentes contextos educativos e conhecessem outras realidades, interagindo com público infantil (Casa dos Pequeninos) e sénior (Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia).

No âmbito do PAFC, os alunos do 5º ano receberam no dia 15 de maio, a equipa da ONG BirdLife, para uma palestra sobre bioconstruções. Durante a apresentação, os alunos aprenderam sobre a importância de construir de forma sustentável, respeitando o meio ambiente e os ecossistemas nacionais.

Na qualidade de Coordenadora do PAFC – 5.ºano, devo concluir que o tema foi muito positivo e apreciado por todos os alunos, que demonstraram interesse, empenho e desenvolveram o seu espírito solidário ao serem confrontados com a realidade social das crianças e dos idosos em S. Tomé.

26f7507c-3ba0-4512-83e5-577c1cd6ad0a.JPG
d9e7cba8-d51e-42fc-a3a2-7928bf3eced2.JPG
IMG_1958.HEIC
16c1bcb2-4e43-46d2-8e9a-3ae8668a4098.JPG

6º ANO

CONSTRUÇÃO DE VEÍCULOS MOVIDOS A ENERGIA SOLAR

      O tema do ano lectivo 2023/2024 centra-se na questão da produção de energia fotovoltáica em São Tomé e Príncipe e materializa-se com um projecto prático de elaboração de um conjunto de carros eléctricos movidos a energia solar.

          Foram abordadas várias domínios do conhecimento que fazem parte dos conteúdos pedagógicos leccionados durante o ano lectivo, sintetizando e conjugando os vários conhecimentos adquiridos ao longo do ano.

         Foi utilizada uma abordagem multidisciplinar e seguida uma metodologia de trabalho que promove a experimentação e verificação empírica dos conhecimentos adquiridos. Os alunos começaram por desenhar e planificar os seus protótipos movidos a energia solar elaborando projectos e planificando o funcionamento dos seus componentes.

 

6.jpg
7.jpg

         Foram também elaborados estudos teóricos sobre a massa a mover e a potência necessária para o efeito e feitos todos os cálculos necessários para o dimensionamento das engrenagens necessárias adaptadas à massa do protótipo e a potência dos componentes envolvidos.

 

      A fase seguinte foi produzir protótipos experimentais e testar a funcionalidade e viabilidade dos elementos construtivos e engrenagens planificadas. Para tal, recorreu-se a materiais facilmente disponíveis e recicláveis que resultaram numa série de protótipos experimentais, os quais foram testados para garantir que todos os cálculos e planificações se ajustavam e estavam correctos.

         Em paralelo, foram também elaborados elementos gráficos e visuais para cada equipa responsável por cada protótipos, resultando  num conjunto de bandeiras, símbolos, logotipos e esquemas de cores com que os protótipos foram decorados.

     Dos protótipos iniciais, foram retiradas várias conclusões e elações sobre o que funcionava e o que não funcionava nos modelos experimentais, levando os alunos a repensar a sua abordagem em relação a alguns dos componentes e engrenagens, em alguns casos, levando à simplificação e aumento de eficiência dos modelos finais.

 

       A abordagem multidisciplinar e prática, bem como o lado lúdico do projecto levou a um elevado nível de satisfação e interesse da parte dos alunos e do seu envolvimento intenso num projecto com o qual eles se conseguem relacionar. Também abordou uma temática fundamental no seu contexto cultural e dotou-os de conhecimentos sobre como aceder a fontes energéticas alternativas e sustentáveis, disponíveis em abundância no contexto local.

 

        A construção dos protótipos finais decorreu como planeado e os alunos foram, subsequentemente, avaliados pela seu envolvimento, destreza, sentido crítico e aquisição de conhecimentos.

7.jpg
4.jpg

7º ANO

A FAUNA E FLORA DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

WhatsApp Image 2024-02-17 at 18_edited.j

Texto sobre o desenvolvimento do projeto (feito pelos alunos do 7.º A):

 

Ao longo deste ano letivo, decidimos trabalhar o tema “A Fauna e a Flora de de São Tomé e Príncipe”, no âmbito do PAFC – Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. Para uma melhor elaboração do trabalho, realizámos uma visita de estudo ao Parque Obô ou Parque Natural de São Tomé e Príncipe e à Lagoa Amélia, no dia 20 de fevereiro, de 2024.

Com base nas informações recolhidas, criámos infografias para cada espécie da fauna e da flora a ser retratada. Temos cerca de 12 espécies da fauna e da flora. As infografias foram expostas no pátio da escola, durante a Semana Cultural, de 21 a 25 de maio, de 2024.

Esperamos que aproveitem as informações e, caso tenham mais interesse sobre qualquer espécie, basta acederem ao código QR que se encontra na infografia da espécie em específico.

O nosso trabalho de PAFC foi apresentado, no Auditório, no dia 12 de junho, contando com a presença de todos os professores e com a ajuda incansável do professor Hélder Silva, com a parte multimédia.

A turma do 7.° A

livro4.jpg
1.jpg
livro5.jpg

Texto sobre a elaboração do catálogo (feito pelos alunos do 7.º B):

 

Este catálogo foi realizado no âmbito do projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) que, este ano letivo, teve como tema a FAUNA e a FLORA de São Tomé e Príncipe.

 

As espécies apresentadas neste catálogo foram sorteadas e são de São Tomé e Príncipe, umas endémicas outras apenas representativas. Após o sorteio, fizemos uma visita de estudo ao Parque Natural Obô: Lagoa Amélia e Jardim Botânico, locais que nos permitiram recolher informações para a elaboração do nosso projeto – entrevistas, fotografias, vídeos e gravação de alguns sons.

Após reunirmos as informações necessárias, começámos a trabalhar nos nossos catálogos. Fizemos as ilustrações científicas, as pesquisas sobre as espécies da fauna e da flora, fizemos as infografias e acrescentámos os respetivos códigos QR.

 

Esperamos que gostem do nosso catálogo!

 

A turma do 7.° B

Visita de Estudo: curiosidades (texto fdosalunos do 7.ºA)

 

Algumas curiosidades sobre a nossa visita de estudo:

  • Após chegarmos ao Parque Natural Obô, as turmas foram divididas em quatro grupos. Dois foram explorar o parque, mas em horas diferentes, e os outros dois foram visitar a Lagoa Amélia, também em horas diferentes.

 

  • Qual é a origem do nome “Lagoa Amélia”? A lenda diz que uma menina, de seu nome, Amélia, estava a andar com o seu cavalo e os dois entraram na lagoa e afundaram-se lá.

 

  • Para chegarmos à Lagoa Amélia, temos de andar 8km: 4km para ir e 4km para regressar, tendo o percurso durado cerca de três horas. Passámos por vários tipos de paisagem: do Jardim Botânico à Lagoa Amélia, atravessámos o Parque Natural Obô, vendo os Bambus e o cume da caldeira da Lagoa Amélia.

 

  • Trata-se de uma lagoa que tem muito capim e que parece um campo!

livro2.jpg

AS INFOGRAFIAS ELABORADAS PELOS ALUNOS DO 7.º ANO

Galinhola

Folha-mosquito

Folha-não-me-toques

Ouriço-do-mar

Peixe-atum

Côco-de-água

Camussela

Centopeia

Baunilha

Untué

Borboleta-riqueza

Begónia-gigante de São Tomé

CATÁLOGO DE ESPECIES DA FAUNA E FLORA DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

VIDEO INFORMATIVO SOBRE A BAUNILHA REALIZADO PELOS ALUNOS

7º ANO
5 ano
6º ANO
1º ciclo
PAFC 2023/24 1
8º ano

8º ANO

“Qualidade do ar na cidade de São Tomé”

9ºano

9º ANO

Uma arvore, um animal, um amigo

No dia 17 de Novembro, realizou-se a primeira atividade do PAFC do 9.º ano. Reuniram-se os alunos e professores do ano para assistir à uma peça de teatro denominada “Obô Sêbedô”, precedida de uma  pequena palestra introdutória sobre a Biodiversidade de São Tomé e Príncipe, organizada pela ONG Bird Life. A atividade serviu de motivação para a iniciação do projeto intitulado “Uma árvore, um animal, um amigo”.

Dando continuidade, no dia 30 de janeiro, os alunos das 3 turmas do 9.º ano realizaram uma visita de estudo ao Parque Natural Obô. Esta viagem não só permitiu o contato com a natureza, como também, serviu de sensibilização para a importância e proteção de animais e plantas, na sua maioria endêmica do país e, deste modo, estimular o desenvolvimento de uma cidadania responsável.

Foram elaborados os respetivos Bilhetes de Identidade de algumas espécies endêmicas da flora e fauna do arquipélago de São Tomé e de príncipe, com especial destaque para as que se encontram em perigo de extinção. Posteriormente, foram concebidos os marcadores de livro destas mesmas espécies e vendidos na festa de celebração do Dia d’ África, a 25 de maio.

No dia 31 de maio, as turmas apresentaram o trabalho final de PAFC a todos os colegas e professores, bem como a exposição de ilustrações alusivas ao tema.

Os alunos participaram com muito entusiasmo às atividades propostas.

20231117_145939.heic
20231117_145923.heic
20231117_162812.jpg
20231117_145850.heic
20231117_160133.jpg

10º ANO

VOLUNTARIADO CULTURAL

          O Projeto de Flexibilidade e Autonomia Curricular do 10º ano de escolaridade teve como tema “Voluntariado Cultural”. Desenvolveu-se em dois momentos: planificação e execução. Foi iniciado com uma atividade propedêutica, de quebra-gelo, com as instituições  Novo Futuro e Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia, onde foram declamados poemas de Natal, construídos pelos alunos e com blablações da sua autoria.

           Foram criados cinco grupos que realizaram atividades diferentes para o produto final, uma caixa autónoma cultural, a ser utilizável pela comunidade santomense, a saber: jogos tradicionais santomenses, puzzles, danças tradicionais, histórias baseadas na vida dos idosos do lar da Santa Casa da Misericórdia (Jogo: “Quem é quem?”) e multimédia (responsável pela compilação e edição dos vídeos finais). Para ganhar autonomia e poder ser jogada de forma fácil, foram criados vídeos e um livro com instruções. A ordem aleatória da sua utilização é sempre “determinada” por um dado, cujos lados simbolizam as diversas atividades.  Esta caixa autónoma cultural (cultura santomense) foi apresentada com rigor, criatividade e seriedade científica aos professores do Conselho de Ano e, por esse motivo, foram atingidos, com pleno sucesso, os propósitos planeados. Posteriormente, foi entregue na Biblioteca Escolar e espera requisições. Os alunos do 10º ano deixam e partilham, assim, de modo lúdico, um conjunto de desafios à curiosidade e, concomitantemente, à aprendizagem da Cultura Santomense. Deixamos, sob a forma de fotografias, alguns dos momentos colaborativos que caracterizaram a edificação deste PAFC, ao longo do presente ano letivo.

                   Quebra Gelo

image.png
image.png
image.png

Jogos Tradicionais

image.png
image.png

Puzzles

Danças Tradicionais

image.png
image.png
image.png
image.png

Histórias

image.png
image.png
image.png

Multimédia

image.png
image.png

Coordenadora PAFC 10º ANO: Manuela Morais (Filosofia)

10 ano
11º ano

11º ANO

Em Construção

12º ano

12º ANO

"Turismo Sustentável"

Captura de ecrã 2024-02-18, às 18.21.46.png

Alunos Desenvolvem Projeto de Turismo Sustentável no âmbito do projeto PAFC de 12.º ano

   No decorrer do ano letivo, os alunos do 12.º ano dedicaram-se a um projeto, intitulado "Turismo Sustentável em São Tomé e Príncipe". A ideia principal do projeto era explorar as potencialidades do turismo sustentável em São Tomé e Príncipe, um país com uma rica diversidade cultural e natural. Para isso, os alunos foram divididos em grupos, cada um abordando subtemas específicos, como turismo científico (astronomia e vida marinha), turismo de exploração, turismo arquitetónico e a criação de um Quiosque Digital. Orientados por professores das diversas disciplinas, os alunos trabalharam de maneira colaborativa para aprofundar os seus conhecimentos e desenvolver soluções criativas. Durante o processo, participaram em palestras, visitas de estudo e sessões de trabalho conjuntas, que foram fundamentais para definir metas claras e específicas para cada grupo. O Quiosque Digital, um dos produtos finais do projeto, é uma plataforma interativa que oferece informações sobre as práticas de turismo sustentável em São Tomé e Príncipe, destacando a sua importância para a preservação do meio ambiente e a valorização da cultura local. Este recurso educativo promete ser uma ferramenta útil e duradoura para a comunidade escolar. O esforço e compromisso de todos enriqueceram esta experiência que contribuiu para a promoção de um turismo mais sustentável e consciente em São Tomé e Príncipe.

image.png

PAFC - anos anteriores

bottom of page